Série documental pernambucana retrata profissões

0
32

“Nosso Ofício” retrata profissões cada vez mais raras e suas relações com o tempo, a paixão e a confiança
Série documental de três episódios, com produção da Rima Cultural e do Ateliê Produções, estreia nesta quarta-feira, na TV Pernambuco
O universo dos ofícios, apresentado nos episódios, vem junto com reflexões sobre sentimentos e valores que eles ajudam a traduzir. Relojeiro, circense e bodegueiro contam suas experiências, enquanto abordam transformações impostas ao fazer tradicional. A série busca, ainda, a opinião de entrevistados acerca da relação das profissões com o tempo, a confiança e a paixão – e, também, sobre o lugar destes “valores” no mundo contemporâneo.
É em torno deste eixo que gira a série documental Nosso Ofício, novo projeto da Rima Cultural, em parceria com o Ateliê Produções, para a TV Pernambuco (canal 46.1 na RMR e 12.1 em Caruaru). Com direção de Tuca Siqueira, os três episódios serão exibidos nos dias 5, 6 e 7 de dezembro, às 20h15. A produção foi realizada a partir de edital da emissora, envolvendo a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e o Fundo Setorial do Audiovisual (FSA).

Gravada no Recife, em São José da Coroa Grande e em Triunfo, Nosso Ofício conta com o olhar sensível de Tuca Siqueira na direção, que conduziu cada artífice – bem como alguns familiares e mesmo clientes – em entrevistas individuais, informais, marcadas pelo tom de confidencialidade. Os personagens aparecem imersos em suas atividades cotidianas, em depoimentos impregnados de sentimento e história. O resultado emociona, sobretudo por emergir da simplicidade e da espontaneidade. E revela uma beleza às vezes escondida na paixão que move o circo, no significado atemporal do manuseio das peças delicadas dos relógios, na confiança que se escreve no caderninho da bodega.
No formato proposto pelo roteiro, cada episódio tem um sentimento como fio condutor. A dona do circo é movida pela paixão; o bodegueiro, pela confiança, o relojoeiro, pelas lembranças que a passagem do tempo traz. As reflexões vêm com entrevistados de diferentes áreas.

EXPOSIÇÃO E FANZINE
Além de um produto televisivo, Nosso Ofício originou ainda uma exposição, que passará por Triunfo, a terra do bodegueiro Seu Espedito, e pelo Recife. Com curadoria de Séphora Silva e Victor Jucá, a mostra é realizada em parceria com o Sesc Pernambuco e ficará em cartaz por dois meses, em cada uma das unidades da instituição nestas cidades.
No Sertão, a exposição tem início nesta quinta-feira (06/12), permanecendo até 15 de fevereiro. Os visitantes poderão assistir aos episódios da série e conferir fotos exclusivas de Victor Jucá. Objetos que remetem ao ambiente dos personagens, que também estarão à disposição.
O projeto inclui, ainda, o fanzine Nosso Ofício, com poemas de Ricardo Mello, a ser distribuído gratuitamente nos locais de exposição. A publicação traz gravuras inéditas assinadas por Cezar Maia, Mateus Samico e Matheus Barbosa.
SERVIÇO:
Nosso Ofício – De 5 a 7/12, às 20h15, na TVPE (canal 46.1 na RMR e 12.1 em Caruaru)
Mostra Nosso Ofício – Abertura: 6/12. De segunda a sábado, das 9h às 21h, na Fábrica de Criação Popular (Praça Dr. Arthur Viana Ribeiro, 59, Boa Vista, Triunfo), em Triunfo. Até 15/2.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here